Pesquisar

Formulário de procura

 

Os 10 sonhos mais comuns

Todas as pessoas sonham, independentemente de se lembrarem ou não do seu conteúdo e de perceberem o seu significado e, curiosamente, todos sonhamos com temas muito semelhantes. Conheça quais são os 10 sonhos mais frequentes e aprenda a decifrar o que eles querem dizer. 

1. Sonhar que está caindo ou afundando

O ato de sonhar que está caindo é um dos sonhos que a maioria das pessoas já teve e, como tal, já surgiram vários mitos a partir dele. Um dos mais populares indica que o sonhador vai morrer se, no sonho, atingir o chão. No entanto, isso não corresponde à realidade. O ato de sonhar que está caindo ou afundando poderá significar que uma pessoa está se sentindo insegura e/ou sem apoio na vida real. Normalmente, este tipo de sonhos ocorre quando o sonhador se encontra oprimido na vida real e está prestes a desistir dos seus objetivos. Se tiver tido este tipo de sonho, deverá avaliar a sua situação atual e tentar entender qual é o problema que pode estar a oprimi-lo.

2. Sonhar que está completamente nu

Neste tipo de sonho, o sonhador pode estar desprovido de roupa, parcialmente despido ou vestido de uma forma inapropriada (por exemplo: ir trabalhar com o pijama vestido). Às vezes, o sonhador está vestido e presencia a nudez de outra pessoa, originando sentimentos de constrangimento e vergonha, ou ainda, orgulho e até de liberdade. Normalmente, o significado deste sonho é de que o sonhador se sente exposto, esquisito, vulnerável ou com medo de se ter revelado demais em uma situação da vida real. É de destacar que este tipo de sonho ocorre com mais frequência nas pessoas que estão envolvidas em situações de stress ou em cerimônias especiais da vida real como, por exemplo, um casamento.

3. Sonhar que tem dentes maus ou em falta

O ato de sonhar com dentes é um dos sonhos mais comuns e, normalmente, implica a descoberta de dentes cariados no interior da boca do sonhador. Às vezes, no sonho, o sonhador abre a boca e os seus dentes começam a cair imediatamente e isso mostra que ele tem receio sobre a sua beleza e aspecto exterior. De uma forma geral, este tipo de sonho pode significar que o sonhador está com medo, vergonha ou intimidado pela possível perda de poder na vida real.

4. Sonhar em ser perseguido

Sonhar que está sendo perseguido pode ser uma experiência assustadora, mas é um dos sonhos mais comuns da maioria das pessoas. Normalmente, o perseguidor é um monstro, uma pessoa assustadora e, em alguns casos, um animal. Este tipo de sonho significa que algo ou alguém (provavelmente algo tão obscuro como um desconforto) está fazendo com que o sonhador se sinta ameaçado e perturbado. Uma forma de o sonhador descobrir a raiz da ameaça passa por perguntar a si mesmo quem ou o quê na vida real é mais parecido com o perseguidor. Também é de realçar que este sonho é, às vezes, uma repetição de um determinado evento real da vida do sonhador.

5. Sonhar que está doente ou prestes a morrer

Neste sonho, o sonhador, algum familiar ou amigo próximo encontra-se doente, magoado ou prestes a morrer. Este é um sonho moderadamente comum e, de uma forma não surpreendente, ocorre no início de uma determinada doença. Este sonho também pode significar que o sonhador está emocionalmente ferido ou com receio de se magoar. Este tipo de sonho pode avisar o sonhador de que ele ou alguém que lhe é próximo pode estar em perigo ou correr um risco físico. Quando alguém morre em um sonho, isso significa que o sonhador sente que uma parte dele próprio está sofrendo. Por outro lado, também poderá significar que o sonhador tem medo de perder essa pessoa ou, ao mesmo tempo, quer que ela se afaste.

6. Sonhar que foi reprovado em um teste

O ato de sonhar que reprova em um teste manifesta-se especialmente naqueles que já estão fora da escola há algum tempo e não necessariamente nos estudantes. No sonho, o sonhador é impedido de passar a um determinado teste por várias situações. Por exemplo, o sonhador descobre que é incapaz de chegar a tempo ao teste porque não consegue encontrar a respectiva sala do exame. Por outro lado, ele também pode reprovar ao teste, por não estar bem preparado (falta de estudo) ou por não ter o material mais adequado. Normalmente, este sonho significa que o sonhador está sendo testado na sua vida real e que poderá não estar bem preparado para dar a melhor resposta.

7. Sonhar que perdeu um meio de transporte

Neste tipo de sonho, o sonhador corre para pegar um ônibus, metrô, barco, avião, ou outro tipo de transporte, mas perde-o sempre no último momento e, geralmente, por apenas alguns segundos. Por outro lado, também pode indicar que o sonhador chega tarde a uma apresentação importante ou a um evento esportivo onde deveria participar. Normalmente, este tipo de sonho é muito frustrante, pois significa que a pessoa perdeu uma oportunidade única na sua vida real. Este sonho tem tendência de surgir quando o sonhador está prestes a tomar uma decisão muito importante.

8. Sonhar que está preso ou perdido

O ato de sonhar que está perdido é um sonho muito comum e ocorre quando um sonhador tem dificuldade em decidir algo em uma situação da vida real. No sonho, a pessoa está tentando encontrar a saída de um local como, por exemplo, uma floresta, ruas de uma cidade, um prédio grande ou uma outra estrutura do tipo labirinto. Por outro lado, o sonhador também pode sonhar que está preso, enterrado vivo, capturado em uma rede ou que, por algum outro motivo, não se consegue mexer. Este sonho está relacionado com a falta de opções na vida real e com a incapacidade em fazer a escolha mais adequada face aos problemas que possa ter em mãos.

9. Sonhar com máquinas defeituosas

Neste tipo de sonhos, o sonhador tenta operar um determinado equipamento mecânico, mas sem sucesso, pois o equipamento pode não funcionar ou não trabalhar nas melhores condições. A maioria destes sonhos envolve um telefone e nele perde-se a ligação e torna-se muito difícil marcar os números corretos. O mesmo acontece com a ligação à internet que é constantemente perdida ou algo manual como uma máquina quebrada ou emperrada. Estas cenas nos sonhos significam que o sonhador está perdendo o contato com a realidade ou que uma parte do corpo ou mente não está funcionando como deveria. Este tipo de sonho também pode ocorrer quando está muito ansioso em estabelecer uma ligação com outra pessoa na vida real.

10. Sonhar que o carro tem problemas

Neste tipo de sonho, o sonhador está dentro ou próximo de um carro ou de algum tipo de automóvel que se encontra fora de controle ou tem outros problemas que parecem ser intransponíveis. Por exemplo, os travões podem ter falhado, o carro pode ter perdido o controle da direção e ter um acidente ou estar dirigindo-se para um penhasco. Este é um pesadelo muito comum e ocorre com todas as pessoas, mesmo com as que não sabem conduzir, pois o sonhador tanto pode ser o motorista como o passageiro. Normalmente, este tipo de sonho significa que se sente impotente em relação a alguma coisa que está acontecendo na sua vida, daí o motivo de ir em direção a algo trágico como um acidente.

Gostou deste artigo?: