Pesquisar

Formulário de procura

 

Quais são os sonhos mais comuns das crianças?

Por serem extremamente ativas e dinâmicas, por fantasiar sobre tudo desde as suas brincadeiras aos seus desejos, regra geral, as crianças sonham com maior frequência do que os adultos. Conheça quais são os 10 sonhos mais frequentes das crianças depois de deitarem a cabeça na almofada para dormir…

1. Sonhar com a mãe

As mães têm uma enorme influência na vida e no bem-estar das crianças, que veem nelas a capacidade de as proteger, conferir segurança e mantê-las longe de todos os perigos. Segundo várias pesquisas, um dos sonhos mais frequentes das crianças tem precisamente as mães como protagonistas. Sonhar com a mãe pode ser um sinal de que a criança precisa de mais atenção e carinho; esses sonhos podem ainda significar carência afetiva, insegurança, medo de alguma coisa ou pessoa.

2. Sonhar com super-heróis

Devido às grandes fantasias que vivem na imaginação das crianças enquanto brincam – brincadeiras onde muitas vezes elas transformam-se em super-heróis – sonhar com o seu super-herói favorito torna-se bastante comum e significa a vontade e o desejo de se igualar a ele. Como as brincadeiras acompanham as crianças a toda a hora, é natural que também estejam presente na hora de sonhar. A criança quer realizar os mesmos feitos fantásticos que o seu herói favorito como voar, combater vilões e salvar o mundo. A criança tem vontade de viver num lugar de fantasia e magia e isso reflete-se até quando está a dormir – estes podem ser considerados sonhos salutares, uma vez que significam criatividade.

3. Sonhar com a sua casa

Quando uma criança sonha com a sua casa, esse sonho significa conforto, amor e segurança… afinal de contas, a sua casa é como uma tenda ou uma cabana onde pode viver, brincar e ser feliz com os pais. Sonhos assim são sinónimos do bem-estar da criança, do amor que sente pela sua casa e por todas as pessoas que nela habitam.

4. Sonhar com crianças

Assim como os adultos sonham com outros adultos, as crianças também sonham com outras crianças. Esses sonhos representam retratos da memória e tanto podem significar medo de outra criança, como alegria e afeto, tudo depende do relacionamento existente no dia-a-dia das crianças. Se o sonho tiver contornos de um pesadelo, pode significar que a criança tem medo, sente-se frustrada, insegura ou intimidada pela outra criança.

5. Sonhar com bichos

As crianças gostam muito de bichos, são objetos de fascínio que acabam por ficar gravados no seu subconsciente. Quando uma criança sonha com bichos, esses sonhos podem ter diversas interpretações: desde fúria e frustração, até carinho e felicidade – tudo depende da forma como se apresenta o sonho. Se houver uma perseguição à criança por parte dos bichos, o sonho pode significar frustração. Pode estar a acontecer alguma coisa que está a frustrar a criança, por exemplo: intimidação ou humilhação por parte de algum colega de escola, falta de atenção por parte dos pais ou professores…

6. Sonhar com a escola

Quando as crianças sonham com a escola, nomeadamente o chegar atrasado à escola ou sonhar que está a realizar algum trabalho ou teste, isso normalmente significa dedicação e empenho por parte da criança – mostra que a criança não só gosta da escola, como se preocupa em tirar boas notas e agradar aos pais e professores.

7. Sonhar com monstros

Sonhar com monstros é tão normal como sonhar com super-heróis, pois, na hora de dormir, é muito frequente as crianças terem medo do escuro, de ficarem sozinhas e dos “monstros” que podem estar escondidos no armário ou debaixo da cama. Esses sonhos significam precisamente isso: medo de alguma coisa, de alguma pessoa, de algum canto da casa. É preciso dialogar e mostrar às crianças que tais monstros não existem – são faz-de-conta, como tanta outra coisa no seu dia-a-dia.

8. Sonhar com brincadeiras

As crianças passam praticamente cada minuto do seu dia a brincar ou com vontade de brincar, por isso, é perfeitamente normal que as brincadeiras transitem para os sonhos. Nesse caso, sonhar com brincadeiras pode significar excitação e cansaço: causas diretas de tanta brincadeira!

9. Sonhar com comida

A criança que sonha com frequência com comida, é uma criança saudável. Este tipo de sonho só vem provar que a criança alimenta-se bem e tem um apetite saudável. No entanto, também pode significar a falta de algum alimento ou o desejo de comer uma comida específica (algo que nunca experimentaram, algo que não comem há muito tempo, algo que lhes é proibido comer ou algo que viram outra pessoa comer, por exemplo).

10. Sonhar com a morte

Apesar de ser um assunto “pesado”, as crianças sonham com a morte e, se nesse sonho estiverem a morrer, isso representa o amor que têm pela vida e pelos pais, mas também o medo de perdê-los.

Gostou deste artigo?: