Pesquisar

Formulário de procura

 

Os pesadelos mais comuns das crianças

O inconsciente continua sendo um mistério para muitos. Mas desde muito cedo que se procura entender os sonhos e pesadelos das pessoas. Várias teorias dizem que através dos pesadelos conseguimos chegar aos nossos medos, receios e angústias mais íntimos. A infância é um dos períodos mais concentrados de sonhos devido à quantidade de input emocional e de descoberta, a qual o indivíduo é exposto. Conheça quais são os 10 pesadelos mais comuns das crianças e saiba mais sobre o significado de cada um deles.

1. Sonhar com monstros 

Muitas crianças sonham com monstros. De diferentes formas, baseados em personagens de desenhos ou filmes. Há uma infinidade de possibilidades de monstros para serem sonhados. No entanto, não é tanto a forma que o monstro toma, mas sim o local onde se encontra, o qual muda de significado o pesadelo. Quando o monstro se esconde debaixo da cama ou no armário a situação fica complicada para a criança, pois ela fica impossibilitada de poder fugir. Se o monstro perseguir a criança quer dizer que algo está acontecendo.

Significado: Geralmente os monstros nos sonhos são pessoas que são agressivas, duras e mal-educadas. Às vezes, até pode não ser nada de dramático, mas com certeza é alguém que está perturbando de algum modo a criança.

2. Sonhar que está caindo

Este sonho é tão comum nas crianças como nos adultos. Cair no vazio, cair de um local muito alto, cair da bicicleta… as crianças são criativas e, mais uma vez qualquer cenário pode servir de pano de fundo para uma queda que põe a criança cheia de adrenalina em um caos psicológico.

Significado: Estranhamente, este pesadelo nas crianças pode ter uma explicação biológica. As crianças que têm estes sonhos podem estar de alguma forma doente. Caso o problema não seja biológico, o sonho pode estar relacionado com a perda de coisas estáveis que a criança achava na sua vida.

3. Sonhar com insetos

Este sonho é comum em algumas crianças e tem uma razão de acontecer. Alguns exemplos de sonho com insetos são quando aparece um enxame de abelhas entrando pela janela do quarto ou quando a criança acorda coberta de insetos que nunca param de aparecer.

Significado: Este pesadelo acontece para crianças que passam por situações inesperadas como o divórcio dos pais, mudar de casa ou ter um irmão mais novo. O sonho é sinal de algum tipo de mudança repentina, ao qual a criança não está conseguindo lidar de forma tranquila.

4. Sonhar que voa ou faz magica para fugir

Até os adultos têm este tipo de sonhos. Sonhar que é um super-herói e que faz o que os outros fazem na televisão é, literalmente, o sonho de cada criança. No entanto, quando este sonho se junta com um vilão que a criança não consegue derrotar, as coisas complicam.

Significado: As crianças que sonham com isto se encontram em um obstáculo tão grande na sua vida que o seu subconsciente deseja ter poderes especiais para conseguir superá-lo. Este problema poderá ser do dia a dia ou simplesmente algo pontual.

5. Sonhar com uma criatura inofensiva tornando-se perigosa

Estes sonhos começam com um animal, geralmente pequeno e fofinho como se vê nos desenhos animados. De repente, torna-se um monstro feroz e perigoso e começa a ameaçar a criança. Neste tipo de pesadelo o animal pode ser também algum objeto ou brinquedo.

Significado: Este sonho significa que a criança tinha algo ou alguém que amava muito na sua vida e que, em um momento, se tornou muito complicada de conviver.

6. Sonhar com bruxa

Muitos jovens e crianças sonham com uma bruxa que é muito assustadora e que está no seu caminho. Costuma ser um sonho simples e sem grandes variações.

Significado: Da mesma maneira que os monstros representam pessoas injustas e rudes, a bruxa tem um significado igual. Muda a aparência, mas os problemas continuam sendo os mesmos.

7. Sonhar com um animal mau

É um pouco diferente do sonho 5. Este animal nunca chega a ser fofinho e são sempre espécies perigosas como tigres e leões. Neste pesadelo, a criança é atacada e perseguida até ser pega.

Significado: Mais uma vez este animal pode ser um problema que persegue a criança e a atormenta de alguma maneira.

8.  Sonhar em estar nu

Este sonho entra no imaginário das crianças e dos adultos. O estar nu em um espaço público como a escola é um sonho que algum dia a criança terá dado a sua explicação ser muito simples.

Significado: A criança que sonhar com isto está com algum tipo de fragilidade na sua vida ou algum tipo de vergonha com o qual ela não consegue lidar. Pode ser derivado de um novo ambiente como a escola ou novo bairro.

9. Sonhar em estar preso

A criança pode visualizar diversas situações onde está presa: estar paralisada e não conseguir correr, estar debaixo da terra sem saída, em debaixo do armário ou dentro dele.

Significado: Geralmente isto é a necessidade de fuga que a criança sente em relação a alguma coisa. Isto acontece muito entre famílias com tensões emocionais e a criança sofre com isso.

10. Sonhar com palhaço

Um sonho muito parecido com o da bruxa, mas com um significado diferente.

Significado: Este sonho aparece em crianças mais velhas, pois geralmente, como o palhaço é uma figura mais humana é uma forma mais materializada e realista em relação ao problema da vida real.

OBS: salienta-se que estamos falando de pesadelos em crianças. Apesar de criativas, os problemas a que elas são expostas é escasso e sendo assim os significados tornam-se monótonos.

Gostou deste artigo?: