Pesquisar

Formulário de procura

 

Como se lembrar dos sonhos

Menina a dormir

Existem inúmeras teorias sobre a razão pela qual se sonha, como se sonha e qual é o significado que é atribuído aos sonhos. Muitas pessoas acreditam que os sonhos podem oferecer visões sobre a vida e/ou sentimentos mas, a maioria, não se consegue lembrar com o que sonhou. Saiba como se lembrar dos sonhos e com um esforço consciente recorde-os de uma forma mais detalhada.

Para se lembrar dos seus sonhos, é necessário considerar os 10 passos seguintes:

1. Tome uma decisão consciente para se lembrar dos seus sonhos

Existem mais possibilidades de recordar um sonho se realmente quiser e estiver determinado a lembrar-se dele. Partindo do princípio que sim, diga a si próprio que se vai lembrar de todas as informações e emoções contidas no sonho e que, mais tarde, de uma forma consciente, as vai analisar com a máxima atenção.

2. Coloque um bloco de notas e um lápis ou uma caneta ao alcance da cama

Para se lembrar de todos os pormenores de um sonho, é aconselhável que tenha um bloco de notas de folhas lisas (para não distrair a mente) e um lápis ou uma caneta junto à cama, como por exemplo na mesa-de-cabeceira. Utilize o respetivo bloco para assinalar os seus sonhos e escreva nele sempre que acordar. Antes de se deitar, abra o bloco de notas numa página em branco de modo a facilitar o registo de toda a informação que possa surgir nos sonhos. Tenha em atenção que o lápis ou a caneta devem ficar sempre no mesmo sítio, para não perder muito tempo à sua procura.

Uma alternativa ao ato de escrever é a gravação. Se pretender, pode manter um gravador junto à cama ou por baixo do travesseiro, para depois, quando acordar, relatar tudo o que sonhou.

3. Ponha o despertador junto à cama

No momento de acordar, concentre-se em tudo aquilo que sonhou antes de fazer qualquer tipo de atividade. Se precisar de despertador para acordar, certifique-se de que o consegue desligar rapidamente sem realizar movimentos bruscos. Só assim é que conseguirá registar eficazmente todas as informações que poderão surgir nos seus sonhos.

Tenha em mente que não deve usar um rádio despertador ao acordar, uma vez que isso vai distrai-lo da sua tarefa principal de registo e vai fazer com que a mente absorva outras informações que não a dos sonhos. É por isso que muitas pessoas não utilizam despertadores ao acordar, pois, consideram que é mais fácil lembrarem-se dos seus sonhos se não o fizerem.

4. Coloque um post-it sobre o despertador a dizer: “Com o que é que sonhaste?”

A colocação de post-its sobre o despertador é uma das técnicas mais eficazes para se lembrar dos sonhos, pois é a primeira coisa que se vê ao acordar e ao desligar o despertador. A frase deve ter letras grandes e deve questionar diretamente aquilo com que sonhou, com o intuito de obter uma resposta rápida e imediata.

5. Vá para a cama mais cedo e tenha uma boa noite de sono

É fundamental ter uma boa noite de sono e dormir bem para que a sua mente esteja limpa e se consiga lembrar dos sonhos que teve. Se acordar muito cansado, fruto de uma noite mal dormida, é difícil lembrar-se de todos os pormenores que estiveram presentes nos sonhos. Para que tal não aconteça, vá para a cama mais cedo e tenha uma noite de sono relaxado. As poucas horas de sono, menos de seis horas diárias, acabam por perturbar o descanso das pessoas e limitar o número de sonhos.

6. Pense num problema ou numa preocupação emocional antes de adormecer

Pensar de uma forma profunda sobre uma determinada situação que o esteja a preocupar (problema profissional, económico ou social) vai “abrir a porta” dos sonhos e eles poderão oferecer novas perspetivas, conclusões e soluções para o problema em questão.

7. Concentre-se em lembrar o sonho que teve ao acordar

Normalmente, é possível lembrar-se do último sonho que teve antes de acordar. Para o conseguir, não faça nada de especial e não se mexa muito. É aconselhável ficar na mesma posição em que acordou e pensar sobre aquilo que sonhou antes de imaginar outra coisa qualquer. Focalize o seu olhar no primeiro objeto que vê ao abrir os olhos. Esse objeto, na maioria das vezes, traz memórias de um local ou de um outro objeto do sonho, o que facilita a lembrança de outros pormenores.

8. Registe o seu sonho num diário

Para entender o significado de um sonho, é preciso anotar todas as informações do respetivo sonho num diário. Registe todos os detalhes como, por exemplo: a localização do sonho, o enredo básico, as personagens, as emoções sentidas (alegria, tristeza, frustração, entre outras) e todas as imagens em destaque. Anote todo o tipo de informação, mesmo que ela não faça qualquer sentido para você. Tenha em consideração que ao lembrar-se de um diálogo, ele deve ser imediatamente transcrito, pois as palavras são facilmente esquecidas nos sonhos. À medida que vai registando a informação, mais pormenores do sonho poderão ser revelados.  

Se não se conseguir lembrar de nada acerca do seu sonho, anote a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando acordar. Ela pode estar relacionada com o seu sonho e, de alguma forma, poderá desencadear alguma lembrança. Por outro lado, também deve registar tudo aquilo o que possa estar a sentir, pois, as emoções provocadas por um sonho permanecem até ao momento de acordar e isso poder-lhe-á dar pistas sobre aquilo com que estava a sonhar.

9. Escreva num diário todos os sonhos que possa ter durante a noite

O ato de sonhar acontece várias vezes durante a noite enquanto as pessoas estão a dormir. Se só se regista o último sonho que uma pessoa teve, podem existir outros que não sejam recordados. Se acordar a meio da noite, aproveite esse momento para anotar toda a informação sobre aquilo que possa ter estado a sonhar, uma vez que no período da manhã não se vai conseguir recordar de tudo.

Tenha em consideração que um ciclo completo de sono dura aproximadamente 90 minutos. Assim sendo, se pretender estudar e lembrar-se dos seus sonhos pode colocar o despertador a tocar ao fim de cada 90 minutos e registar tudo o que sonhou. Esta é uma técnica recomendada apenas para as pessoas que têm facilidade em adormecer e que dormem o suficiente, caso contrário, não deve ser efetuada.

10. Mantenha um bloco de notas ou gravador de voz junto a si durante o dia

Por vezes, algo que uma pessoa vê ou ouve ao longo do dia tem a capacidade de desencadear uma lembrança de um sonho anterior. Caso esta situação lhe aconteça, deve registá-la imediatamente num bloco de notas ou num gravador de voz e tentar perceber como é que esse “pedaço de informação” se encaixa no resto do sonho. Por outro lado, também ajuda a pensar continuamente nos seus sonhos ao longo do dia e assim desvendar outros detalhes.

Gostou deste artigo?: