Pesquisar

Formulário de procura

 

Os 7 sonhos mais bizarros dos idosos

O ato de sonhar é uma experiência única e pessoal, carregada de distintos significados, principalmente se consideradas as correntes que debatem os sonhos no âmbito da cultura, da religião e da ciência. A discussão sobre sonhos é de uma vastidão incrível, levando a todos, termos sempre uma ou outra história sobre um sonho bizarro. O privilégio de sonhar com algo agradável, ou nem tanto, é indiferente a idades. Mesmo pessoas que já sonharam muito, ainda têm sonhos para contar e, muitas vezes, carregados de aspectos bizarros. Conheça quais são os 7 sonhos mais bizarros que os idosos costumam relatar e seus respetivos significados.

1. Mortos chamando

Um dos mais bizarros e intrigantes sonhos que os idosos costumam relatar é o de sonhar com pessoas mortas, principalmente parentes, chamando pelo nome e gesticulando para que a pessoa vá ao seu encontro. Este sonho é interpretado pela área da ciência como a saudade dos entes falecidos e um possível reencontro (fomentado por algumas doutrinas) que fatalmente se aproxima devido à idade, e que o inconsciente estaria evidenciando. Alguns adeptos ao espiritismo interpretam este tipo de sonho como um chamado de “luz” por parte dos “espíritos”, ou ajuda com orações e trabalhos espirituais.

2. Situações já vividas

Outro relato bastante comum, colhido em pesquisas feitas com idosos, são sobre os sonhos que eles têm com situações já vividas. Os sonhos com exatidão de detalhes acabam-se por se misturar à realidade logo depois de acordarem. Alguns pesquisadores neurocientistas indicam que o relato de tais sonhos, às vezes costuma confundir especialistas que podem pensar estar lidando com doenças da velhice. Entretanto, quando a profundidade da “realidade” sonhada é tão grande, os idosos costumam acordar acreditando que tem a idade do sonho, ou que ainda se relacionam com pessoas e objetos sonhados, demorando algum tempo para voltar à normalidade. Segundo esses mesmos especialistas, eles refletem a vontade de “voltar o tempo”.

3. Animal preto perseguindo

Um dos tipos de sonhos mais relatado por idosos em faixa ampla de idade, dos 60 aos 90 anos, é o de sonhar com um animal preto perseguindo. Estudantes de psicologia em uma universidade dos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa com 100 idosos, os quais 13 deles relataram, sem estímulo, ou seja sem indicação, que sonham com regularidade que estão sendo perseguidos por um “bicho preto”, um animal peludo dos pés a cabeça, bípede e da estatura de um homem, que corre devagar na direção deles e nunca os alcança. Esse sonho bem bizarro, segundo os idosos, gera medo que frequentemente os faz acordar com os batimentos cardíacos acelerados. Vertentes do esoterismo indicam que o animal preto significa a morte, que mesmo ainda não conseguindo os alcançar, pois estão vivos, conseguirá brevemente. A medicina credita a alguns tipos de medicamentos usados na velhice o estímulo a esse tipo de sonho.

4. Borboleta ou pássaro

Na mesma pesquisa citada no item anterior, foram relatados nas entrevistas junto aos idosos, sonhos com borboletas ou pássaros. De forma comum, os idosos sonham que estão no corpo das borboletas ou dos pássaros, voando livre e velozmente sobre vales, cidades e às vezes no mesmo local em que moram. Fato curioso é que pelas amostragens, a maioria dos idosos que sonhava com borboletas eram mulheres e os que sonhavam com pássaros eram homens. Mas o mais bizarro ainda é que em todos os casos de sonhos com borboletas ou pássaros, os idosos eram cadeirantes ou utilizavam apoiadores, muletas e outros, tinham dificuldade para caminhar ou não caminhavam. O evidente significado segundo a psicanálise seria o ardente anseio por locomoção, preso no inconsciente e liberado ao dormir, sendo projetado no sonho.

5. Necessidades fisiológicas

Um dos sonhos mais desconfortáveis entre os idosos e em muitas outras idades são o de sonhar estar urinando ou defecando. Maior que o desconforto no sonho é o resultado, na maioria das vezes desastroso, e que muitas vezes só é verificado ao amanhecer. Esse sonho bizarro e mal cheiroso tem na maioria das vezes significados associados à vontade de ir ao banheiro. Muitos idosos tomam remédios diuréticos ou laxativos, o que induz a vontade, às vezes “grande”, ao tal ponto do sonho se tornar “realidade”.

6. Ratos na cama

Sonhar com ratos por si só já é algo ruim, e sonhar com ratos na cama, subindo pelas pernas é algo bizarro mesmo! Pessoas idosas costumam sonhar com esses roedores indesejáveis fazendo diversas coisas, mas o mais comum e inconveniente sonho é com ratos na cama subindo pelas pernas. Existe um consenso na cultura popular que ao sonhar com ratos a pessoa deve se preparar para algo ruim, então o fato de sonhar com ratos subindo pelas pernas, segundo os mesmos, é bom ter cuidado!

7. Labirinto

Outro sonho intrigantemente assustador é o sonho de estar perdido em um labirinto. Também relatado entre os idosos, o sonho pode ser de estar perdido na própria casa como em um labirinto, tendo a casa quartos, salas, banheiros e cozinhas diferentes, não sendo possível achar a saída ou o local que se procura. O significado mais aproximado e de comum concordância entre psicologia e cultura popular é voltado novamente ao inconsciente, indicando esquecimento e perda de visão ou audição, muito comum entre idosos.

Gostou deste artigo?: