Pesquisar

Formulário de procura

 

10 sonhos que nos fazem pensar no significado da vida

Mulher a ter um pesadelo

Há quem diga que os sonhos refletem problemas que vivemos e sentimos no dia a dia, simplesmente manifestam-se de formas diferentes que os tornam-se difíceis de serem interpretados. Há ainda quem se diga capaz de os desvendar e quem tenha sonhos supostamente premonitórios, será verdade? Partindo do pressuposto que os sonhos representam de fato os nossos medos, problemas e ansiedades quotidianas, ou mesmo os pensamentos que nos assolaram antes de adormecer, poderemos afirmar que, até certo ponto, mesmo os sonhos mais estranhos e inusitados terão algum fundamento que poderá ser analisado, seja por nós pessoalmente ou por algum profissional da área. Quer os sonhos sejam reflexos da realidade, premonitórios ou apenas aleatórios, poderão afetar o nosso humor e estado psicológico no dia seguinte ou, até, por mais tempo. Reflitamos então no significado dos sonhos. Até que ponto poderá um sonho afetar a nossa vida? Será possível que uma experiência vivida enquanto se dorme nos faça mudar a maneira com a qual encaramos a nossa vida? Será que algo passageiro nos possa marcar permanentemente? Conheça os 10 tipos de sonhos genéricos que poderão mudar o significado da vida de uma pessoa.

1. A morte de alguém que nos é próximo

Há quem diga que sonhar com a morte de alguém lhes dobra o tempo de vida. Como não é possível provar tal teoria, deixamos à  sua disposição acreditar ou não nela. Quer seja benéfico para a pessoa que falece no nosso sonho ou não, sonhar com a morte de alguém que nos é próximo é um pesadelo para quem sonha.

2. Sonhar com uma morte que já aconteceu

Há quem sonhe com a morte de um ente querido, sendo que poderá acontecer no nosso sonho exatamente como aconteceu na vida real ou de uma forma extremamente diferente, que nos afete diferentemente como se fosse uma segunda morte. É uma experiência marcante que afeta a maneira como encaramos a vida.

3. Sonhar com a nossa própria morte

Este é um dos sonhos mais complicados, pois a morte poderá ocorrer de forma natural ou violenta, causando dor mesmo que apenas durante o sono e, claro, muita confusão na cabeça do sonhador. Este tipo de sonhos marca a nossa vida na medida em que faz com que encaremos o ato de estar vivos com outros olhos, como que tivéssemos tido mesmo um confronto com a morte e ganhássemos uma nova força de vida. Outra alternativa poderá causar depressão e pensamentos negativos.

4. Sonhar com problemas reais (até certo ponto)

Quando nos deitamos tentamos esvaziar a mente para que possamos dormir descansados. Infelizmente é nesses momentos de silêncio que os problemas que evitamos durante o dia nos atormentam mais, podendo ser intensificado no mundo dos sonhos. Viver os problemas acordado e ao dormir poderá ser extremamente pesado, no entanto, poderá também nos trazer outros pontos de vista e eventuais soluções para os nossos problemas, o que poderá ter um efeito positivo na nossa vida.

5. Sonhar com acidentes

Estamos sonhando, mas o acidente parece de fato real, sendo que podemos até sentir dores ou angústia de assistirmos a um acidente enquanto dormimos. É de fato um sonho complicado que, mais uma vez, poderá alterar a nossa motivação para viver destemidamente e determinadamente.

6. Sonhar com situações sobrenaturais

Às vezes poderemos até ter a noção de estarmos sonhando e ser tudo inventado, mas a confusão na nossa mente é muito real. Poderá resultar em acordarmos sobressaltados ou termos uma noite difícil, que resultará em problemas nos dias seguintes a nível da higiene do sono.

7. Sonhar com distanciamento do corpo

As supostas experiências fora do corpo são comuns durante o sono. Há quem diga que este afastamento é de fato real e nos transmite liberdade para observarmos a nossa vida ou a de outros de outra forma. De qualquer das maneiras, ao acordar teremos uma noção diferente e estaremos extremamente confusos.

8. Sonhar com experiências traumáticas (acontecidas ou não)

Seja através de stress pós-traumático ou refletindo sobre acontecimentos alheios ou medos, os sonhos traumáticos, como uma violação ou estar em guerra, marcam-nos profundamente e afetam a nossa vida após acordarmos.

9. Sonhar com situações problemáticas

Um bom exemplo deste tipo de sonhos é o sonho com dentes. Será um sinal de que deveremos prestar mais atenção à nossa aparência, ou talvez estejamos a dar muita atenção ao que é fútil. Cabe a cada um de nós interpretar e agir a partir do sonho de acordo com as ideias que este nos trouxe.

10. Sonhar com perseguições

Fugir sem sair do lugar, fugir sem saber de quê, ser-se perseguido durante os sonhos é transtornante e cansativo. Este tipo de sonhos faz-nos sentir frágeis e incapazes, pelo que, ao acordar, poderemos, por um lado, aprender a lidar com o que nos atormenta ou fazer com que nos confrontemos com os nossos problemas de forma negativa e cairmos em depressão.