Pesquisar

Formulário de procura

 

Os 10 sonhos mais comuns dos idosos

Os sonhos há muito inquietam a curiosidade e investigação humana. A cultura popular, a ciência e a psicologia atribuem diversificadas significações e conceitos aos sonhos, mas comparando-as com o senso comum nada impede que as manifestações regionais acerca do assunto se difundam cotidianamente. Todos temos muitas histórias para contar quando a pergunta é “Com o que sonhou?”. Jovens, crianças e adultos relatam acontecimentos inusitados, episódios de terror, experiências da vida real… tudo fruto de bons e maus sonhos. Mas e os idosos o que dizem? Idosos também sonham e sua longa e vasta vida serve de inspiração para as mais variadas significações dos sonhos. Conheça quais são os 10 sonhos mais comuns dos idosos e seus respectivos significados.

1. Sonhar com dentes

Todo idoso sempre tem um sonho com dentes para contar! Existe um velho provérbio que diz "sonhar com dentes, mortes de parentes", mas nos sonhos a presença dos dentes limpos e em bom estado é um ótimo sinal de prosperidade e boa sorte. Já os dentes sujos, em mau estado e/ou em queda, significam mau estar e perturbações no seu seio familiar.

2. Sonhar com fezes

Entre os sonhos mais sonhados pelos idosos está o desagradável sonho com as fezes. Apesar de o sonho ser indesejado, o significado que atribuem ao mesmo é o de muita sorte para quem o sonhou. Se um idoso sonhar com fezes, este será um bom momento para envolver-se em novas aventuras e experiências de vida.

3. Sonhar que está voando

Todo idoso deseja mais autonomia, realizar suas atividades de forma independente, sem interferências ou ajuda. Infelizmente a condição física e mental muitas vezes não o permite realizar todos esses desejos e, sendo assim, os anseios de liberdade acabam por refletir-se nos sonhos. Quando um idoso sonha que está voando, significa que está se livrando das amarras da realidade.

4. Sonhar com alguém no caixão

Sonhar com caixão torna-se mais frequente devido à idade dos idosos e o medo pela morte de uma pessoa muito próxima e querida. No entanto, o significado de sonhar com caixão não significa morte e sim saúde e vida longa.

5. Sonhar com cobra

Sonhar com cobras significa um sinal de que é preciso estar atento com quem está ao redor. As cobras representam a falsidade humana. Este tipo de sonho pode estar relacionado a vários sentimentos dos idosos como, por exemplo, a preocupação, o medo ou a insegurança.

6. Sonhar que está caindo em buraco escuro

Para a cultura popular, sonhar que está caindo em um buraco escuro representa um período de solidão e vazio, e merece uma reflexão sobre como os idosos estão se sentindo em relação à própria vida. No sonho, a queda está relacionada com a conquista de posição e riqueza na vida. 

7. Sonhar com gravidez

As mulheres que desejam ter um filho adoram sonhar com gravidez, porque acreditam que este tipo de sonho é uma premonição. No sonho, a gravidez está relacionado com a prosperidade na família, entretanto o significado da gravidez no sonho dependente do estado em que se encontra o idoso sonhador.

8. Sonhar que está se afogando

O significado de sonhar que está se afogando é de uma sobrecarga emocional frente a algum problema. Nos sonhos, assim como na realidade, os afogamentos não constituem um bom prenúncio, a não ser que socorra alguém de um, ou esteja sendo socorrido. Respirar e resolver é fundamental!

9. Sonhar com sangue

O sangue em um sonho representa a força vital e simboliza transformações significativas, mudança de pensamentos e de valores. Se um idoso sonhou com sangue é bom sinal, pois é um indício de que vem muito amor e paixão por aí!

10. Sonhar com deserto

Sonhar com deserto pode significar que o idoso enfrentará uma carga de trabalho muito intensa para sair de alguma situação complicada com a qual esteja envolvido. Este tipo de sonho pode ser muito comum quando o idoso está passando por um período de exames, uma suspeita de doença ou a perda de uma pessoa muito próxima.

Gostou deste artigo?: