Pesquisar

Formulário de procura

 

10 sonhos famosos que viraram realidade

Beatles

O ato de sonhar pode ser capaz de abrir as portas do inconsciente humano. Você já passou por alguma situação onde as respostas para um problema no qual você vinha trabalhando há horas, dias ou até meses tenham vindo em um insight durante um sonho? Se a resposta foi sim, saiba que você não é o único! Muitas ideias e descobertas feitas com base em sonhos são o resultado de associações feitas pela mente humana enquanto está livre das amarras da consciência. Conheça quais são os 10 sonhos famosos que viraram realidade.  

1. A Canção "Yesterday"

De acordo com os biógrafos dos Beatles, toda a melodia da canção teria vindo a Paul McCartney em um sonho em maio de 1965. Paul estava em Wimpole Street (centro de Londres), na casa de sua então namorada Jane Asher, e teria corrido para o piano para tocar a música antes de esquecê-la. McCartney inicialmente batizou a melodia com o nome de "Scrambled eggs" (ou “Ovos Mexidos”) e só posteriormente adicionou a letra com a qual veio a ser mundialmente conhecida.

2. O Buscador Google

O norte-americano Larry Page, parceiro de Sergey Brin na criação do Google, teria sonhado aos 23 anos (em 1996) com a ideia de trazer toda a Internet para os computadores dos usuários domésticos. Ao acordar, Page teria passado metade da noite rascunhando os princípios do que viria a ser o mais poderoso buscador de todos os tempos.

3. A Descoberta da Insulina

Na luta contra a diabete, o cirurgião canadense Frederick Banting descobriu a insulina após um sonho, no qual se via fazendo experiências com os pâncreas de cães vivos. Banting teria anotado a ideia geral do experimento e, ao colocá-la em prática, descobriu que a insulina tinha o poder de reduzir os níveis de açúcar no sangue, fato este que lhe rendeu o Nobel de Medicina de 1923.

4. A Estrutura do DNA

Certa noite, o cientista norte-americano James Dewey Watson sonhou com duas cobras entrelaçadas com as cabeças viradas para lados opostos. Este sonho foi fundamental para que o cientista apresentasse, em 1953, o modelo estrutural do DNA, que tem o formato de dupla hélice.

5. A Tabela Periódica dos Elementos

Na noite de 17 de fevereiro de 1869, o cientista russo Dmitri Mendeleyev sonhou com uma tabela na qual os elementos químicos eram organizados pelos pesos atômicos, com suas propriedades se repetindo em intervalos regulares. Precisamos dizer que este sonho foi a base de toda a química moderna? 

6. Invenção da Máquina de Costura

Em 1845, o inventor estadunidense Elias Howe Jr. teve um estranho pesadelo no qual estaria sendo atacado por selvagens canibais. O perspicaz Howe teria percebido que as lanças apontadas para ele no sonho tinham furos nas pontas e, de acordo com seus familiares, foi nesse momento que o inventor imaginou como as agulhas de sua máquina de costura poderiam vir a funcionar.

7. O Filme "Avatar"

Quem assistiu à superprodução de Avatar, estreado em 2009, deve ter percebido que os cenários são oníricos, fluidos e repletos de personagens voando por florestas tropicais, oceanos e até mesmo por montanhas flutuantes. O que poucos sabem é que este blockbuster foi inspirado nos sonhos de seu diretor, James Cameron. Segundo ele, o sonho de voar faz parte da psique humana, e o filme transfere para as telas esta fixação do ser humano.

8. O formato da molécula do Benzeno

O químico alemão August Kekulé vinha trabalhando há muito tempo na tentativa de descobrir o formato da molécula do benzeno. Em uma noite de 1865, Kekulé adormeceu sobre seus escritos e sonhou com uma cobra que mordia sua própria cauda — a alquímica serpente ouroboros. Ao acordar, o cientista percebeu que o modelo “circular” visto no sonho seria o formato ideal para a estrutura molecular do benzeno, descoberta essa que serviu como base para o desenvolvimento de toda a química orgânica.

9. O Livro “Frankenstein”

O tão aclamado clássico do terror universal foi a inspiração de um pesadelo. A autora britânica, Mary Wollstonecraft Shelley, sonhou com cadáveres dissecados voltando à vida enquanto viajava pelos Alpes suíços, em 1816.

10. Teoria da Relatividade

Na sua adolescência, em 1892, Albert Einstein sonhou que estava descendo de trenó por uma colina nevada em uma velocidade próxima à da luz. Mais tarde, o descabelado cientista confessou ao público que toda a sua carreira científica teria sido uma espécie de meditação a respeito deste sonho.

Gostou deste artigo?: